Julho 28, 2021

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

Zona Noroeste

Zona Noroeste

Se você apareceu nesta matéria e quer o direito de resposta entre em contato no email santos@zonanoroeste.com.br

 

A falta de insumos e o básico para que os profissionais da saúde de enfermagem possa trabalhar esta em falta a meses, isso não é novidade. Mas, a policlínica do Embaré e da Pompéia onde pacientes estão sem receber atendimento por falta de enfermeiro, deixou de ser novidade.
O problema não é do profissional, mas na gestão. Alguns estão de atestado, outros férias, e a falta de organização vinda do poder público faz com que centenas de pacientes fiquem sem atendimento, atrasando o tratamento, lamentável.

Seria cômico se não fosse tão obvio. A Zona Noroeste não recebe o mesmo tratamento de qualidade e manutenção que o resto da Cidade isso é fato, e o mundo inteiro já sabe. O Bairro da Areia Branca foi contemplada pra ser o "Bairro Modelo", segundo uma das bilhares de ideias magnificas do Governo. As novas placas de identificação de endereço, estavam sendo instaladas, até que, questionamos a prefeitura porque motivo as novas placas instaladas na Zona Noroeste, não vem como as demais da Cidade, com especificações do nome do logradouro?

 O projeto de lei de 2013 do vereador Zequinha, já esta em atividade na Cidade, onde compõem: "Quem foi a pessoa do nome da rua". O que não estaria sendo realizado aqui. Enfim, manutenção parada há meses. Tirem suas conclusões. ZAP Eddie Gomes 13997860297

A Policlínica Rádio Clube começou este mês um projeto-piloto de estimulação precoce a bebês prematuros, com atendimentos às terças e às quintas-feiras, das 8h às 16h, na sala de atividades coletivas da unidade. Nesta quinta-feira (22), esses atendimentos contaram com o reforço dos brinquedos comprados pelo Poder Judiciário por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Coloridos, de vários formatos, e com emissão de sons ao serem manipulados, eles buscam chamar a atenção dos pequeninos.

 

Coordenadora do Programa de Vigilância em Desenvolvimento Infantil, da Secretaria de Saúde de Santos, a pediatra neonatologista Maida Foppa explica que as equipes identificaram o Rádio Clube como o bairro com maior número de recém-nascidos considerados de risco: 56 bebês, nascidos a partir de janeiro de 2021, que integram o Programa de Recém-Nascido de Risco e precisam desses estímulos para desenvolver as partes orgânicas e neurológicas. 

 

Em março, a ideia da estimulação precoce tomou corpo e ficou definido que esse atendimento especializado aos bebês ficaria a cargo de uma enfermeira e uma terapeuta ocupacional. Segundo destaca Maida, o projeto deve ser ampliado a todas as unidades básicas da Saúde.

 

ENCAMINHAMENTO

 

 "A estimulação das crianças deve ser feita a todo o momento", ressalta Maida Foppa. Há casos em que é recomendada a consulta mensal dos bebês e o ensinamento aos pais para seguirem com atividades com os filhos e, nos casos mais graves, é feito o encaminhamento dos recém-nascidos para o Centro Especializado em Reabilitação (CER).

 

Entre os fatores de risco que podem levar ao atraso no desenvolvimento da criança estão quantidade de pessoas residentes no domicílio, quantidade de cômodos, condições de moradia e higiene, higiene da criança, dificuldade de acesso à alimentação adequada, constituição familiar, idade dos pais, renda familiar, escolaridade dos pais e acesso a brinquedos. Também são levadas em consideração questões como onde o bebê dorme, o local onde passa a maior parte do tempo e sinais de violência familiar. 

 

BENEFÍCIOS

 

A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Viveiros Valeiros, lembra que inúmeras pesquisas demonstram que, se um trabalho de estimulação precoce for iniciado principalmente nos primeiros anos de vida, repercutirá em grandes benefícios ao desenvolvimento da criança. "Para isso, é necessário o acompanhamento das crianças pela equipe especializada de saúde e também o comprometimento da família frente às orientações e encaminhamentos".

Memórias de uma Nordestina é um livro de poesias escrito por Geovana Borges, inspirado em seu sonho de escrever a própria biografia. Esse desejo nasceu dentro dela desde que completou 30 anos. Agora, 25 anos depois, sente que é o momento de realizá-lo e expor o dom que só descobriu depois de adulta.
Nesta obra o leitor vai encontrar relatos da vida da poetisa, abandonada ainda criança pela própria mãe, convivendo com o desamor da madrasta e o falecimento do pai durante a juventude.
 
Os capítulos são divididos por poesias inspiradas na história de superação de autora. Relata sua trajetória no povoado do agreste baiano conhecido por Conceição de Campinas, onde morou dos 5 até os 17 anos, até partir para Santos, litoral de São Paulo.
 
Entre os nascimentos dos filhos e os altos e baixos na união de 27 anos com seu marido, pode retratar os 20 anos de procura pela irmã dada para adoção. No poema "O Abandono", trata da difícil relação com a mãe, que tentou matá-la antes de partir. Fala ainda da época que trabalhou como doméstica e do susto ao descobrir estar grávida do filho da patroa. A partir daí, teve que lidar com a tristeza de se virar sozinha a partir do nascimento do filho, que perdeu a visão de um dos olhos ainda bebê.
 
Descreve ainda a experiência de morar em um quarto de pensão com mais 6 moças na mesma situação que ela, dividindo por 5 anos uma cama de solteiro com seu filho. Tendo superado tantos desafios, a autora espera, por meio deste livro, inspirar leitores a sentirem confiança, assim como foi inspirada pela frase de Augusto Cury que ama repetir: nunca desista dos seus sonhos.

De tanto cobrar, ganhei a planta do projeto das mãos do prefeito Rogério Santos. Enquadrei e já trouxe para o gabinete!!! Olhando o tempo todo para ele, vou cobrar ainda mais!!!

? O projeto de revitalização da Bacia do Macuco tem como objetivo melhorar todo o espaço para santistas e turistas. Tornar o local um atrativo turístico e de lazer.

 Detalhes do projeto:

✅ Recuperação do piso e degraus existentes;
✅ Playground;
✅ Academia ao ar livre;
✅ Deck de pesca de lazer;
✅ Edifício para abrigar lojas e lanchonetes;
✅ Criação de espaço com mesas e cadeiras, entre outras.

A obra, que será realizada por meio de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc), tem previsão para começar em 2022.

É isso pessoal. Obrigado todos pela força e incentivo de sempre. Em busca de mais um resultado! 

Vereador Zequinha Teixeira

Este cachorro ( Negão) passa o dia inteiro no Cemitério da Areia Branca.
Bate o sino, ele acompanha velórios até o sepultamento.
Foi adotado por uma funcionária do cemitério, e agora volta com ela pra casa, pois estava muito velhinho. No começo do ano foi atropelado, passa bem e pouco tem ido até o cemitério. 
foto Eddie Gomes.

Moradores da Rua Haroldo de Camargo, Jardim Castelo perguntam:
"Quando a prefeitura vai resolver ligar os postes de energia da Av. Haroldo de Camargo? - A instalação já foi finalizada há semanas, e até agora nada, só enfeite. O local é escuro, com caminhões estacionados, escurecem mais, só piora o trecho entre a Av. César Augusto de Castro Rios e Av. Jornalista Paulo Matos. Já abrimos diversas ocorrências na ouvidoria mas até hoje a CET não vem colocar placas de proibição de estacionamento de caminhões". Pede morador. 

Dia de aprender sobre saneamento básico e meio-ambiente com o competente time da #Sabesp da Baixada Santista.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre saneamento no bairro do #Saboó, especialmente no entorno do Conjunto Athié Jorge Coury. Levamos demandas dos moradores desta região que serão analisadas pelos engenheiros da Companhia.

Agradeço à Engenheira Olívia Pompeu de Mendonça, ao assessor especialista em Meio Ambiente Leandro Costa, ao Engenheiro Agustin que controla o CCO e aos amigos Bruno Ferraz e João Dias pela recepção.

Uma ótima notícia para os amantes dos pets. Santos terá o seu primeiro hospital veterinário municipal. O equipamento, que será construído na Zona Noroeste, possibilitará a ampliação de 20% do atendimento diário de cães e gatos, incluindo especialidades como oncologia, oftalmologia e radiologia, entre outros - atualmente, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realiza média de 92 atendimentos/dia, entre clínicos e castrações. 

Isso será possível porque o Município foi escolhido pelo Governo do Estado para implantação do programa Meu Pet, que visa dar apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos, com construção de clínicas veterinárias para atendimento clínico gratuito, vacinação e adoção responsável.

O programa disponibiliza R$ 3 milhões para cada cidade selecionada, recurso que compreende demolição e construção, com licitação da obra a cargo do Estado. Ao todo são dez cidades a serem contempladas – além de Santos, já foram beneficiadas Araçatuba e Votuporanga. A primeira reunião técnica sobre o assunto foi realizada virtualmente nesta terça-feira (13), entre o prefeito Rogério Santos e a coordenadora de Defesa e Saúde Animal do Estado, Rebecca Politti.

Também participaram o secretário de Meio Ambiente em exercício, Éder Santana de Oliveira, a coordenadora de Defesa da Vida Animal (Codevida), Karol Castro, também da Semam, e o vereador Benedito Furtado. “São escolhidas cidades-chave que tenham condições de fazer o atendimento. E Santos é uma referência na proteção da vida animal. O papel do Estado é construir e equipar, enquanto as prefeituras arcam com o custeio mensal de R$ 80 mil para uma capacidade de atendimento de 40 animais por dia”, disse Rebeca, cuja coordenadoria integra a Secretaria Estadual de Saúde.

  

PARCERIA

O programa solicita aos municípios contemplados que o hospital seja erguido em terreno de 1.800 metros quadrados, com 480 metros quadrados de área construída. A obra terá duração de 6 a 8 meses, sob responsabilidade do Estado. “Esta é uma boa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e que vai ao encontro do meu plano de governo de construir um hospital veterinário na Cidade. Até semana que vem já teremos o local definido”, afirmou o prefeito, que já adiantou que será na Zona Noroeste.

Para o próximo passo, a Prefeitura encaminhará documentações ao Governo Estadual para a assinatura do convênio. “Pretendemos fazer, nesse novo espaço, cirurgias especiais que hoje não são realizadas pela Codevida, além de priorizar as castrações na estrutura já existente”, ressaltou Éder, secretário em exercício da Semam. O vereador Furtado destacou que “esse é um sonho antigo e que o projeto é de qualidade”.

Para maior segurança de pedestres e motoristas, uma lombada foi instalada pela Prefeitura na Rua César Augusto de Castro Rios, entre a Avenida Afonso Schmidt e a Rua Haroldo de Camargo, no bairro Areia Branca, na Zona Noroeste. Os serviços para implantação do dispositivo foram executados nesta quarta-feira (7).

 

A medida atende a solicitações feitas por moradores dos conjuntos residenciais próximos ao local, após uma comissão de representantes se reunir com técnicos da Administração Municipal e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

 

Outras ações elaboradas pela companhia serão executadas no quadrilátero formado pelas ruas Manoel Ferramenta Jr., Av. N. Srª de Fátima, Rua Haroldo de Camargo e Rua Jornalista Paulo Matos.

 

Para a próxima semana já está programada a alteração da mão da direção na Rua Jornalista Paulo Matos, que passará a ter sentido único da Rua Haroldo de Camargo para a Rua Afonso Schmidt. O objetivo é eliminar os conflitos no cruzamento da via com a Haroldo de Camargo.

 

Além disso, também está prevista a revitalização da sinalização viária e a criação de vagas para embarque e desembarque, para motos e para veículos de pessoas com deficiência.

 

“Estamos analisando as possibilidades de engenharia de tráfego de maneira a facilitar a mobilidade naquela área, priorizando a segurança dos usuários”, destaca o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/zonanoroeste/www/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/user.php on line 269
Página 1 de 19

Popular News

Error: No articles to display

Copyright 2021 © Rua Professor Lúcio Martins Rodrigues, 10 - Altos, Jardim Castelo - Santos/SP Te.: 13 - 3301-7295 / 997860297 / 7812-0297 / 105*1278 - Santos@zonanoroeste.com.br

Please publish modules in offcanvas position.