Junho 16, 2021

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

Zona Noroeste

Zona Noroeste

Se você apareceu nesta matéria e quer o direito de resposta entre em contato no email santos@zonanoroeste.com.br

 

Santos começa, nesta quarta-feira (16), a vacinação contra a covid-19 com a vacina Oxford/AstraZeneca para pessoas a partir de 50 anos, mesmo sem comorbidades. Serão disponibilizados 30 postos, sendo 8 postos externos, das 8h às 16h, e 22 policlínicas, das 8h às 13h. 

Na terça-feira (15), com o início da vacinação para pessoas entre 55 e 59 anos, o Município aplicou 6.825 doses, somando todos os públicos contemplados com o imunizante.


DOCUMENTAÇÃO
Para ter acesso à vacina é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos.
A relação completa dos grupos que estão sendo atualmente contemplados com a vacinação contra a covid-19 e a documentação exigida para cada um deles está disponível aqui: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/saiba-onde-e-quem-pode-tomar-vacina-contra-a-covid-19-hoje-em-santos.
 
DOAÇÃO
Pessoas que vão aos postos de vacinação podem contribuir com doações de mantimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza que serão encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade a famílias em situação de maior vulnerabilidade em Santos.

 
ONDE VACINAR 

Postos Externos - 8h às 16h

Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)
Campo Grande - Igreja Evangélica Projeto de Deus (Rua Carvalho de Mendonça, 596)
Embaré – Centro Comunitário da Igreja São Benedito (Av. Afonso Pena, 350)
Gonzaga – Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus (Av. Ana Costa, 329)
Marapé - Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)
Pompeia - Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1)
Ponta da Praia - Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)
Vila Mathias - Igreja Batista Peniel (Rua Almeida de Moraes, 54) (TRANSFERIDA PARA POLICLÍNICA VILA MATHIAS SOMENTE NESTA TERÇA)
 

Policlínicas - 8h às 13h

ZONA NOROESTE

Policlínica Alemoa – Rua Afonsina Proost de Souza s/nº
Policlínica Areia Branca - Rua Francisco Lourenço Gomes, 118
Policlínica Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº
Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184
Policlínica Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº
Policlínica São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351
Policlínica São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº
Policlínica Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº
 

MORROS

Policlínica Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº
Policlínica Morro São Bento - Rua das Pedras s/nº
Policlínica Valongo - Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº
Policlínica Morro José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77
Policlínica Jabaquara - Rua Vasco da Gama, 32
Policlínica Monte Serrat - Praça Correia de Melo s/nº
Policlínica Morro Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2 Vila Telma
Policlínica Morro Santa Maria - Rua 10 s/nº
Policlínica Morro da Penha – Rua Três, 150
 

CENTRO

Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 457
Policlínica Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40
Policlínica Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº
 

ÁREA CONTINENTAL

Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº
Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº

Cadeiras liberadas pra ambulantes na areia da praia.
O Vereador Zequinha Teixeira conseguiu liberar para que ambulantes da praia pudesse colocar cadeiras na praia, com todas as precauções de saúde. A prefeitura liberou 5 Guarda Sóis para 3 cadeiras.

A cidade de Santos realiza estudo para transformar o Dique da Vila Gilda, localizado na Zona Noroeste. No projeto denominado Parque Palafitas, a Prefeitura analisa a reorganização das atuais moradias construídas sobre o mangue, de forma irregular, buscando uma solução social, sustentável e técnica para criação de novas habitações.  

 

A ideia é a construção de conjuntos habitacionais na área seca do mangue, próximos à via, e de habitações com estrutura pré-fabricada (casas) sobre a água. Os prédios abrigam a caixa d'água e deles ocorre a distribuição de energia elétrica e da estrutura de saneamento para todas as unidades. Em fase inicial, a proposta começou a ser desenvolvida em 2018, juntamente com o escritório do arquiteto curitibano Jaime Lerner, falecido recentemente, com recursos da organização empresarial Comunitas.

 

LAZER

O projeto também prevê área para lazer, para o comércio, equipamentos públicos, parques e áreas para regeneração do mangue. "Muitas pessoas não se adaptam a lugares distantes e acabam voltando para o seu local de origem. Trata-se de um projeto inovador do Brasil. Queremos ordenar as palafitas e promover a recuperação ambiental. Queremos que as pessoas habitem o local com o qual já estão familiarizadas, mas com dignidade. Com saneamento, energia elétrica e moradia adequada", explicou o prefeito Rogério Santos.

 

A intenção do prefeito Rogério Santos é que as primeiras moradias, dentro de um projeto piloto, sejam entregues até o final de 2024. "É a maior palafita do Brasil, com vários problemas sociais. Ainda temos que superar muitas barreiras como as ambientais, a busca de recursos, o que faremos com planejamento e trabalho técnico. É um resgate da cultura das pessoas que moram ali e do bom convívio com o meio ambiente, o oceano e o mangue".

 

Construir unidades sobre a água é uma quebra de paradigma, como explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello. "Hoje, não temos áreas disponíveis para produzir todas as moradias necessárias. Esses estudos trouxeram essa reflexão, que levou a esse projeto".  

 

 

ESTUDOS AMBIENTAIS

De acordo com Glaucus, a Prefeitura já possui estudos ambientais, um deles derivado do projeto Santos Novos Tempos, que aponta cotas seguras para construção de moradias, levando em conta questões de enchentes, além de análises de viabilidade das fundações. A Prefeitura também possui levantamentos aerofotogramétricos, que permitem que se mensure o número de moradias que precisarão ser construídas.  

 

"Nosso trabalho agora é vencer todas as questões e desafios técnicos. Vamos nos concentrar nesse projeto-piloto, conversar com a sociedade, para que possamos replicá-lo posteriormente, a médio e longo prazo", completou o secretário.

O Vereador Zequinha Teixeira solicita que a prefeitura realize manutenção nos canais, 4,5 e 6 na areia da praia que o muro esta deteriorado, com pedaços espalhados na areia que se tornam um perigo de acidente.
Em pronto atendimento ao requerimento do vereador, a prefeitura já esta realizando a recuperação das muretas do canal 4 e 5.

É um desrespeito o senhor dizer que sua colega é mentirosa!. Se o senhor não consegue ter um debate de qualidade, fica quieto. Estou mostrando dados." - Vereadora Débora Camilo respondendo ao vereador Fabio Duarte.

Vereadora Débora Camilo olhando no celular, diz que o projeto da Escola Cívico Militar tem 120 casos de assédio sexual, um professor que foi esbofeteado por um policial, um aluno autista que teve arma apontada na cabeça no Amazonas, fora o custo de $50,00 reais pra compra de uniformes. Padronizam cortes de cabelo, não aceitando diversidades, é um desrespeito, uma violência aos alunos. Esse é um argumento no qual sou contra a Escola Cívico Militar em Santos.
Vereador rebateu: "É tanta mentira que a esquerda fala, vivem de fake news, eu nunca ouvi falar sobre isso, se tivesse mesmo acontecido isso, estaria em rede nacional. Até o jornal nacional gostaria de divulgar. É mais uma mentira, é uma vergonha." - Diz vereador Fabio Duarte.

A primeira etapa da campanha de vacinação de animais realizada pela Prefeitura de Santos já imunizou 3.550 cães e gatos, entre os meses de março e maio, com doses da V8 e V4, que previnem contra doenças virais. A ação da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) prioriza animais de tutores que não têm condições de fazer a vacinação em clínicas particulares. Os cães e gatos devem estar castrados para receber a vacina.

Do total, 2.358 foram cães a partir de 45 dias de vida e 1.192 gatos a partir de 60. “Foi um balanço positivo e, com isso, conseguimos diminuir a circulação de doenças virais entre eles, que melhoram a saúde. A medicina preventiva é muito melhor para o animal, evitando seu sofrimento, e é mais barata que o tratamento”, afirma a coordenadora da Codevida, Karoline Castro, ressaltando que outra forma de prevenção de doenças é a castração em machos e fêmeas.

Esta primeira etapa da campanha foi feita com todos os protocolos de prevenção à covid-19 e contemplou os bairros Castelo, Rádio Clube, São Manoel, Caneleira, Santa Maria, Centro, Valongo, Macuco, Estuário, Marapé, Vale do Quilombo e morros do Pacheco, São Bento, Monte Serrat e José Menino.

A vacina V8 auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae). Já a V4 previne contra panleucopenia, calicivirose, rinotraqueíte e clamidiose.

 

SEGUNDA ETAPA

A segunda etapa da vacinação de cães e gatos será iniciada em julho, com disponibilização de 3.125 doses. Datas e locais ainda serão definidos. A ação será promovida toda semana em um bairro da Cidade pela Codevida, ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Na manhã desta quarta-feira (09), o Comandante do 6º BPM/I, Tenente Cel PM Terra, juntamente com o Coordenador Operacional da Unidade, Major PM Mozart, tiveram a honra de receber os Presidentes dos CONSEGs de Santos.

O intuito da recepção foi conhecer os novos nomeados que assumiram a Presidência do CONSEGs empossados a eleição 2021, além dos que foram reconduzidos ao cargo, onde permanecerão durante 02 anos.

Você sabe o que é e como funciona o Conselho Comunitário de Segurança???

O Conselho Comunitário de Segurança é um órgão composto por um grupo de pessoas do município ou do bairro que visa discutir e analisar, planejar e acompanhar medidas para melhorar os problemas da localidade relacionados com a segurança pública.

O CONSEG permite que sejam feitas sugestões ao trabalho da polícia militar e outros órgãos incumbidos de manter a segurança pública. Também por intermédio do CONSEG, realizam-se campanhas e eventos educativos para tornar a localidade mais segura e por consequência melhorar a qualidade de vida da população. Mensalmente acontecem reuniões, realizadas normalmente no período noturno. A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Polícia Militar a Força Pública de São Paulo.

Comunicação Social do 6° BPM/I

As gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias atrás) que não têm nenhuma comorbidade passam a ser vacinadas em Santos nesta quinta-feira (10).

O Município recebeu 2.540 doses de CoronaVac, do Governo do Estado, para este público e, de acordo com a esfera estadual, corresponde a 80% do público a ser vacinado. A complementação deve chegar nos próximos dias. 

Devido à quantidade limitada de vacina CoronaVac e público específico para recebê-la, esta vacinação será disponibilizada em 11 locais, sendo oito postos externos, das 8h às 16h, e três policlínicas, das 8h às 13h (veja endereços abaixo).

 

DOCUMENTAÇÃO

Todas devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. As gestantes devem levar o cartão do pré-natal e as puérperas, qualquer documento que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias.

Os demais públicos contemplados na campanha podem ser conferidos em https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/saiba-onde-e-quem-pode-tomar-vacina-contra-a-covid-19-hoje-em-santos

 

ONDE VACINAR GESTANTES E PUÉRPERAS

 

Postos externos 

Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)

Campo Grande - Igreja Evangélica Projeto de Deus (Rua Carvalho de Mendonça, 596)

Embaré – Centro Comunitário da Igreja São Benedito (Av. Afonso Pena, 350)

Gonzaga – Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus (Av. Ana Costa, 329)

Marapé - Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)

Vila Mathias - Igreja Batista Peniel (Rua Almeida de Moraes, 54)

Pompeia - Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1)

Ponta da Praia - Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)

 

Policlínicas

 

Zona Noroeste

Policlínica Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº

 

Área Continental

Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº

Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº

 

Ao longo dos anos, a região do bairro Vila Nova, principalmente no entorno do Mercado Municipal, se tornou uma área degradada. Quem passa por ali tem a sensação de abandono ao ver ruas sujas, comércio e residências sem vida, moradores de rua espalhados pela região e o Mercado Municipal sem muito movimento. Não é de hoje que o legislativo santista reivindica melhorias para o local.
Por iniciativa do vereador Ademir Pestana (PSDB), a Câmara de Santos aprovou na sessão plenária do dia 1º de junho, requerimento solicitando ao Executivo estudos quanto à possibilidade de abertura da Rua Sete de Setembro com saída para a Av. Cidade de Santos, na Perimetral, com objetivo de aumentar o fluxo de veículos e proporcionar mais visibilidade ao Mercado Municipal. O documento foi encaminhado à Companhia de Engenharia de Tráfego CET.
Segundo o autor, a mudança poderá proporcionar mais visibilidade ao Mercado Municipal, permitindo assim agilidade no deslocamento dos usuários da Catraia e incentivando novos investimentos e a revitalização da região. “Atualmente moradores da região ou mesmo investidores mostram-se desmotivados a investir ou melhorar o ambiente local”, afirmou o vereador.

Começa nesta quarta-feira (9) a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe em Santos. As doses estarão disponíveis em 22 policlínicas, das 8h às 13h, e em oito postos externos, das 8h às 16h (veja relação de endereços abaixo). Os novos públicos são pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (rodoviário, urbano e de longo curso), portuários, pessoal das forças de Segurança e Salvamento, membros das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas. A vacinação contra a gripe começou em 12 de abril, com crianças acima de 6 meses e com menos de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. A partir de 11 de maio, foi a vez dos idosos a partir de 60 anos e professores.

 

Quem pertence a esses outros grupos e ainda não foi imunizado pode ser vacinado. DOCUMENTAÇÃO Para se vacinar, o interessado tem que apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. As gestantes devem levar cartão do pré-natal e as puérperas (que tiveram bebê até 45 dias) têm que apresentar documento comprovando o parto. Para os demais grupos de trabalhadores, é necessária a apresentação de documento (holerite, por exemplo) que comprove o vínculo trabalhista (ou atuação nas forças de Segurança e Salvamento).

As pessoas com comorbidades devem apresentar comprovante que demonstre sua condição, como exame, laudo, receita, relatório médico e prescrição médica que conste a descrição da doença.

Para quem se vacinou contra a covid-19 é necessário aguardar 14 dias para se imunizar contra a gripe.

ONDE VACINAR Postos Externos

- 8h às 16h Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269) Campo Grande - Igreja Evangélica Projeto de Deus (Rua Carvalho de Mendonça, 596) Embaré – Centro Comunitário da Igreja São Benedito (Av. Afonso Pena, 350) Gonzaga – Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus (Av. Ana Costa, 329) Marapé - Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20) Vila Mathias - Igreja Batista Peniel (Rua Almeida de Moraes, 54) Pompeia - Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1) Ponta da Praia - Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº) Policlínicas - 8h às 13h

 

ZONA NOROESTE

Policlínica Alemoa – Rua Afonsina Proost de Souza s/nº Policlínica Areia Branca - Rua Francisco Lourenço Gomes, 118 Policlínica Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184 Policlínica Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº Policlínica São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351 Policlínica São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº Policlínica Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº MORROS Policlínica Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº Policlínica Morro São Bento - Rua das Pedras s/nº Policlínica Valongo - Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº Policlínica Morro José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 Policlínica Jabaquara - Rua Vasco da Gama, 32 Policlínica Monte Serrat - Praça Correia de Melo s/nº Policlínica Morro Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2 Vila Telma Policlínica Morro Santa Maria - Rua 10 s/nº Policlínica Morro da Penha – Rua Três, 150 CENTRO Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 457 Policlínica Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40 Policlínica Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº

ÁREA CONTINENTAL

Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº LISTA DE COMORBIDADES Doença respiratória crônica - asma de uso de corticóide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquiectasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar, crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade Doença cardíaca crônica - doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica em comorbidade, doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca Doença renal crônica - doença renal nos estágios 3, 4 e 5, síndrome nefrótica, paciente em diálise Doença hepática crônica - atresia biliar, hepatites crônicas, cirrose Doença neurológica crônica - condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; considerar nas necessidades clínicas dos pacientes incluindo: AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave Diabetes - diabetes mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos Imunossupressão - imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos Obesos - obesidade grau III Transplantados - órgãos sólidos, medula óssea Portadores de trissomias - síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, síndrome de Wakany, dentre outras trissomias


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/zonanoroeste/www/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/user.php on line 269
Página 1 de 16
Copyright 2021 © Rua Professor Lúcio Martins Rodrigues, 10 - Altos, Jardim Castelo - Santos/SP Te.: 13 - 3301-7295 / 997860297 / 7812-0297 / 105*1278 - Santos@zonanoroeste.com.br

Please publish modules in offcanvas position.