Domingo, 21 Janeiro 2018

Vinho tinto ou suco de uva, tanto faz. Estudos sugerem que ambos ajudam a combater os radicais livres e a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, AVC, diabetes, demência e alguns tipos de câncer. Há muito se fala da importância do vinho e da uva numa dieta saudável. Isto já vem lá de trás, desde os povos da antiguidade que usavam a bebida na mesa e com fins medicinais. De lá para cá, muitos estudos foram desenvolvidos e muitos provando os benefícios preventivos e terapêuticos da bebida. O primogênito destas descobertas é o resveratrol — um polifenol encontrado principalmente na casca da uva vermelha ou roxa e no vinho tinto de grande valor terapêutico e preventivo de doenças cardiovasculares

Colesterol e radicais livres
Estudos sugerem que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL (bom colesterol). É bom lembrar que o LDL é o principal responsável pela formação de placas nas artérias e riscos para a aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sangüíneos.

POR GLÁUCIA PADILHA E BRUNO ATHAYDE

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A Secretaria Municipal de Santos prorrogou até o próximo dia 18 a campanha de vacinação contra a gripe na cidade, com o objetivo de alcançar a meta de 80% do público-alvo estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até sexta-feira (27), quando a campanha terminaria, haviam sido aplicadas 98.636 doses, o que corresponde a 76,06%. A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas unidades básicas e de saúde da família dos bairros.
Devem se vacinar idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da Saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas (mediante prescrição médica), policiais (militares, civis e técnicos científicos), bombeiros, guardas municipais, carteiros e professores e funcionários da educação (ensino fundamental) da rede pública e particular.

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Não se preocupe com caloria! Aqui, a regra principal é comer abacate três vezes por dia. E a outra é combinar proteína, carboidrato e gordura boa desde o café da manhã até o jantar. Escolha as opções do cardápio como preferir – o importante é fazer seis refeições, com um lanche no meio da manhã e dois à tarde, mais o abacate antes de dormir.

Sozinho, o abacate não resolve. É importante você combinar porções de carboidrato, proteína e gordura em todas as refeições e deixar doce e refrigerante de lado. Deve priorizar massas e pães integrais, carnes magras, além de outras gorduras boas (azeite de oliva, amêndoa e azeitona). Isso tudo garante o sucesso da dieta e, depois, evita que você volte a engordar.

{Todos os dias antes de dormir: 3 colheres de sopa de abacate puro}

Dia 1

Café da manhã: 2 col. (sopa) de abacate batido com 1 col. (sopa) de aveia, 1 col. (sopa) de proteína em pó (whey protein) e 1 copo (150 ml) de leite desnatado

Lanche: 1 fatia de melão + 2 fatias de presunto magro + 3 amêndoas

Almoço: 3 col. (sopa) de arroz integral com 1 concha pequena de feijão + 1 filé médio (90 g) de alcatra grelhado + 1 prato (sobremesa) de alface e agrião com 2 col. (sopa) de abacate em cubos, 1 col. (chá) de azeite, vinagre e sal

Jantar: 1 pão francês sem miolo com 3 fatias de rosbife + 1 prato (sobremesa) de rúcula com 2 col. (chá) de azeite e sal

Dia 2

Café da manhã: 2 fatias de pão de fôrma light com 2 fatias de peito de peru e 2 col. (sopa) de abacate amassado com 1 col. (sopa) de queijo cottage

Lanche: 1 pão sírio pequeno com 1 col. (chá) de cream cheese light e 3 fatias de peito de peru light

Almoço: 1 filé grande (150 g) de salmão grelhado + 1 pão sírio médio torrado + ½ xíc. (chá) de guacamole (2 col./sopa de abacate amassado e misturado com cubos de tomate, cebola picada, sal e 1 col./sopa de azeite) + 1 gelatina diet

Jantar: 1 prato (fundo) de sopa feita com 1 cenoura, 1 mandioquinha, ½ batata, cebola, sal e 60 g de carne magra em cubos. Acrescente 2 col. (chá) de azeite no final do preparo

Dia 3

Café da manhã: 1/4 de papaia com 2 col. (sopa) de abacate + 2 torradas light com 1 ovo mexido e 2 fatias de peito de peru

Lanche: 1/4 de papaia batido com 1 copo (200 ml) de água e 1 col. (sopa) de proteína em pó (whey protein) + 3 amêndoas

Almoço: 1 xíc. (chá) de espaguete (integral, de preferência) com 1 pires de brócolis no vapor, 3 col. (chá) de azeite e alho a gosto + 1 peito de frango (90 g) grelhado + 1 rodela média de abacate com gotas de limão e adoçante

Jantar: Canelone especial (4 fatias de peito de peru recheadas com ricota amassada e 2 col./chá de azeite) coberta com 1 col. (sopa) de molho de tomate

Dia 4

Café da manhã: Vitamina: 2 col. (sopa) de abacate batido com 1 copo (150 ml) de água, 1/4 de papaia, 1 ameixa fresca e 1/2 fatia de abacaxi

Lanche: 1 iogurte light + 3 amêndoas

Almoço: 2 panquecas médias com 5 col. (sopa) de carne magra moída e 1 col. (sopa) de molho de tomate e 1 col. (sobremesa) de queijo light ralado + 1 prato (sobremesa) de alface com 1 col. (sopa) de abacate em cubos, 1 col. (chá) de azeite, vinagre e sal

Jantar: ½ pão de hambúrguer com 1 hambúrguer de frango grelhado, 2 col. (chá) de azeite, 1 col. (chá) de mostarda e ½ col. (sobremesa) de ketchup

Dia 5

Café da manhã: 1 iogurte desnatado com 1 col. (sopa) de abacate e adoçante + 1 pão francês sem miolo com 2 fatias de presunto magro, 2 col. (sopa) de cottage e 1 col. (chá) de azeite

Lanche: 1 pão de queijo médio com 2 fatias de peito de peru light e 1 col. (chá) de azeite

Almoço: 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 omelete com 2 ovos inteiros e 1 fatia grossa de queijo branco e sal + 1 prato (sobremesa) de alface e ½ tomate com 3 col. (chá) de azeite + 1 rodela média de abacate com adoçante

Jantar: 1 prato (sobremesa) de alface, 3 tomates-cereja, 2 col. (sopa) de atum light, 1 ovo cozido, 3 azeitonas, 2 col. (chá) de azeite e 1 fatia de pão francês

Dia 6

Café da manhã: 2 col. (sopa) de abacate com adoçante + 2 fatias de pão integral light com 2 ovos mexidos + 1 maçã pequena + 1 xíc. (chá) de chá de ervas

Lanche: 1 barra de proteína pequena ou ½ barra grande

Almoço: 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 porção (150 g) de carne assada + 1 pires de legumes (cenoura, ervilha, beterraba) no vapor com 3 col. (chá) de azeite + 1 rodela média de abacate com gotas de limão e adoçante

Jantar: 1 batata média assada e recheada com 3 col. (sopa) de frango desfiado e 2 col. (chá) de requeijão light

Dia 7

Café da manhã: 1 iogurte desnatado com 1 col. (sopa) de abacate e 1/4 de papaia + 1 torrada light com 1 col. (sopa) de cottage e 1 col. (chá) de azeite

Lanche: 1 fatia de abacaxi + 2 fatias de presunto magron + 1 castanha-do-pará

Almoço: ½ pão sírio grande com 5 fatias de rosbife (ou 6 fatias de peito de peru) + 1 prato (sobremesa) de rúcula, 2 col. (sopa) de abacate em cubos, 2 azeitonas verdes, 1 col. (chá) de azeite e sal

Jantar: 2 fatias de pizza (massa fina) de atum light regadas com 2 col. (chá) de azeite

Benefícios do abacate

O abacate ajuda você não só a enxugar as gordurinhas mas também traz benefícios para:

A pele
As substâncias antioxidantes (vitaminas A e E) e anti-inflamatórias (betassitosterol) presentes na fruta inibem a inflamação das células. “Com isso, o abacate ajuda a combater acne, ruga e celulite”, afirma a nutricionista Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba.

O cabelo
A gordura melhora a textura do fio. “Meu cabelo ficou mais macio e brilhante depois que comecei a dieta”, comemora Sheylla.

O coração
O betassitoesterol, em parceria com outra substância da fruta, a L-glutationa, reduz o colesterol ruim sem prejudicar o bom, segundo estudo do Centro de Nutrição Humana da Califórnia (Ucla), nos Estados Unidos. Ou seja, o abacate ajuda a emagrecer ao mesmo tempo que deixa você mais bonita e saudável.

fonte:boaforma

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         As crianças da rede municipal de ensino inseridas no Escola Total podem faturar prêmios mostrando que estão espertas com a higiene da boca. É o concurso cultural do Projeto Cidadão, parceria do Jornal da Orla com a prefeitura, que nesta edição trabalha o tema Sorriso Nota 10. Para incentivar a garotada a participar, a equipe da Seção de Atendimento à Rede e Prevenção em Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Santos fez uma apresentação lúdica no núcleo Escola Total do Clube Portuários na manhã de quarta-feira (25).

         No teatrinho houve dicas de escovação e higiene da boca. Cada escola recebe este trabalho de orientação e escovação supervisionada quatro vezes ao ano. A iniciativa integra as ações do programa Saúde na Escola, parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, dentro das diretrizes do Ministério da Saúde. Eles também receberam gibis temáticos confeccionados pelo jornal.

         Poliana da Silva Santos, 8 anos, da escola Irmão José Genésio, já decidiu o desenho que vai fazer. “Não podemos deixar os dentes sujos. Ganhamos escova, pasta e fio dental e todo dia depois do lanche na escola escovamos os dentes. Temos que sempre estar cuidando pra ficar limpinho”. Os alunos de todos os núcleos do Escola Total podem entregar para seus monitores os desenhos até quinta (26). Em seguida haverá reunião da comissão julgadora e, em julho, a premiação, que inclui eletrônicos e camisas oficiais de futebol.

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Unhas decoradas. Hoje em dia é uma febre! Na Zona Noroeste, muitos salões fazem esse tipo de trabalho. Uma delas é Daniela Abreu.
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