Segunda, 21 Agosto 2017

Encerrando as festividades do Mês do Meio Ambiente, o Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), inaugura no próximo domingo (28) uma série de melhorias e novidades. Entre os destaques está o complexo arquitetônico formado pelo Cubo Cultural e a Torre de Observação de Aves.

O Cubo, que ocupa área de 90 m², é um espaço especialmente criado para receber shows, apresentações educativas e exposições. Já a Torre, com 21m de altura e 180 m², permite uma visualização panorâmica de todo o parque.

Os dois equipamentos, interligados por uma passarela, ficam em frente aos dois grandes lagos do parque, que foram totalmente reformados, assim como a biblioteca e os sanitários, ampliados e modernizados.

O Jardim Botânico, que no ano passado completou 20 anos, também ganhou sua primeira academia de ginástica ao ar livre, dedicada à terceira idade, assim como um novo e moderno playground para crianças, que inclui um equipamento para portadores de deficiência.

O parque também recebeu nova sinalização e paisagismo. Com 90 mil m² (cerca de 10 campos de futebol), ele só perde em tamanho para o jardim da praia, sendo quase quatro vezes maior do que o Orquidário.

SAIBA MAIS
Com 18 coleções botânicas, somando mais de 300 espécies da flora nacional e internacional, o parque conta com exemplares da Amazônia, Mata Atlântica (70 variedades) e Restinga, tais como pupunha, açaí, seringueira, jenipapo e cajá-manga.

Na coleção de palmeiras, uma das mais importantes do País, há 65 espécies, entre elas a Imperial, usada na arborização da Avenida Ana Costa. Há, ainda, espécies sob risco de extinção, como pau-brasil, cedro e mogno.

Graças a essa enorme diversidade, o parque integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos, ligada à Botanic Gardens Conservation International, composto por 500 jardins botânicos em 112 países.

O Jardim Botânico nasceu ao lado da Santa Casa, onde funcionou por 48 anos como Horto Municipal, de 1925 até 1973, quando foi transferido para o Bom Retiro, transformando-se em Jardim Botânico em 1994.

Leia mais...

Peruíbe, uma Cidade com menos de 70Km da ZN. Barcos de pesca onde é essa foto é no final da avenida da Praia da Cidade, praticamente no Centro da Cidade. Peruíbe tem várias praias. Uma delas já é usado como nudismo em dia de semana, e poderá ser a primeira praia de nudismo do Estado de São Paulo.
Peruíbe tem muitas culinárias deliciosas. Restaurantes, padarias e muitas sorveterias. Hoje a Cidade, volta com seu turismo, passou alguns anos praticamente numa ditadura onde nada podia.
Índios Guaranis são encontrado com facilidade na Cidade de Peruíbe.
Praias exóticas e casas lindíssimas na orla da praia, sem prédios altos dão um charme na Cidade.
Foto: EddieGomes.
Leia mais...

Neste fim de semana, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais) recebe mais uma vez o estande da Seção de Prevenção de Doenças Infectocontagiosas (Spredin), da Secretaria de Saúde. A ação, cujo objetivo é conscientizar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante a temporada, segue até o próximo dia 28.

“Santos sai na frente com esta iniciativa singular da Secretaria de Saúde, que visa prioritariamente passageiros em trânsito no terminal”, diz Mônica Lobarinhas, chefe da seção. No local, além dos preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante com distribuição gratuita, os passageiros encontram orientação e aconselhamento com profissionais capacitados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade.

Com cerca de 16 mil preservativos distribuídos por fim de semana, a ação chama a atenção de quem passa por ali. “Sou de Curitiba, viajo bastante e é a primeira vez que vejo algo assim. Como não sei se tem no navio, vou levar para garantir. Estão de parabéns”, comenta o advogado e professor universitário Carlos Lopatiuk, de 45 anos.

Aguardando o embarque, um casal de amigos de Itapeva (SP) aproveitou para abastecer o estoque. “É importante se prevenir. Se não a gente não se diverte direito”, diz Elisa Aimee, gerente de loja de 21 anos. O colega Junior Alvez, também com 21 anos, aplaudiu a iniciativa: “Na correria dos preparativos para a viagem a gente acaba esquecendo. Que bom encontrar os preservativos aqui”.

Para saber mais sobre como se prevenir e adquirir preservativos gratuitamente, o CTA fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas na Rua Silva Jardim, 94, na Vila Mathias. O telefone é 3229-8799. Lembrando que todo o atendimento pode ser feito de forma anônima.​

Leia mais...

Um dos pontos que atraem turistas para a ZN é o Engenho dos Erasmos, que está localizado na Vila ao Jorge em Santos. O ponto foi o terceiro engenho de açúcar construído na América Portuguesa, é considerado o mais antigo patrimônio histórico edificado do país.

O Engenho dos Erasmos foi construído em meados do ano de 1534, com o intuito de produzir açúcar, por Martim Afonso de Souza, que também fez com que a região fosse povoada.  

Por volta de 1540, com a ida de Martim Afonso para a Índia, o patrimônio foi vendido para Erasmos Schetz de Antuérpia, que então denominou o local de Engenho São Jorge dos Erasmos. No local está localizada a Capela de São Jorge, que também contribuiu para a denominação do lugar.

Já em 1958 foi doado para a USP, e após pesquisas no local foram encontradas formas utilizadas para fazer pães de açúcar, encobertas por cinzas, decorrente do incêndio provocado pelo pirata Joris Van Spilbergen, em 1615, devido à negação em dar-lhe o que necessitava.

No ano de 2005, houve a restauração e a reabertura do lugar para visitas. O lugar é um museu a céu aberto e lá foram encontrados objetos que pertenceram a escravos como colheres, tigelas, tachos, cerâmicas entre outros.

O endereço desse patrimônio é Rua Alan Ciber Pintz nº 96, Vila São Jorge-Santos. Para agendar a visita é necessário ligar no número (13)3203-3901.

Michele Rocha

Leia mais...

 

Com a volta às aulas, a Secretaria de Turismo (Setur) retoma os agendamentos dos passeios da linha turística do bonde para escolas e entidades. Os passios começam no próximo dia 24 e são direcionados a grupos com mínimo de 20 pessoas, e máximo de 70.
Os passeios, a R$ 6,00 por pessoa e com partida da Estação do Valongo, têm duração de 30 minutos e monitoria de guia de turismo, que detalha todas as informações sobre os pontos históricos percorridos durante o trajeto.
Estão isentos da tarifa menores de cinco anos e grupos de alunos e professores de escolas públicas de ensino fundamental de Santos, de entidades filantrópicas e de centros de convivência da Secretaria de Assistência Social. A meia-entrada, R$ 3,00, pode ser solicitada para maiores de 60 anos e estudantes com carteira de identificação.
Os agendamentos podem ser feitos no www.egov1.santos.sp.gov.br/turismo, onde também é possível tirar dúvidas na área de contato. Mais informações sobre os pontos turísticos da cidade acesse www.santos.sp.gov.br ou ligue no Disk Tour: 0800 173 887.

Leia mais...