Terça, 12 Dezembro 2017

Neste fim de semana, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais) recebe mais uma vez o estande da Seção de Prevenção de Doenças Infectocontagiosas (Spredin), da Secretaria de Saúde. A ação, cujo objetivo é conscientizar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante a temporada, segue até o próximo dia 28.

“Santos sai na frente com esta iniciativa singular da Secretaria de Saúde, que visa prioritariamente passageiros em trânsito no terminal”, diz Mônica Lobarinhas, chefe da seção. No local, além dos preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante com distribuição gratuita, os passageiros encontram orientação e aconselhamento com profissionais capacitados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade.

Com cerca de 16 mil preservativos distribuídos por fim de semana, a ação chama a atenção de quem passa por ali. “Sou de Curitiba, viajo bastante e é a primeira vez que vejo algo assim. Como não sei se tem no navio, vou levar para garantir. Estão de parabéns”, comenta o advogado e professor universitário Carlos Lopatiuk, de 45 anos.

Aguardando o embarque, um casal de amigos de Itapeva (SP) aproveitou para abastecer o estoque. “É importante se prevenir. Se não a gente não se diverte direito”, diz Elisa Aimee, gerente de loja de 21 anos. O colega Junior Alvez, também com 21 anos, aplaudiu a iniciativa: “Na correria dos preparativos para a viagem a gente acaba esquecendo. Que bom encontrar os preservativos aqui”.

Para saber mais sobre como se prevenir e adquirir preservativos gratuitamente, o CTA fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas na Rua Silva Jardim, 94, na Vila Mathias. O telefone é 3229-8799. Lembrando que todo o atendimento pode ser feito de forma anônima.​

b_250_120_16777215_00_images_turismo_camisinha-1.jpg