Terça, 12 Dezembro 2017

Encerrando as festividades do Mês do Meio Ambiente, o Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), inaugura no próximo domingo (28) uma série de melhorias e novidades. Entre os destaques está o complexo arquitetônico formado pelo Cubo Cultural e a Torre de Observação de Aves.

O Cubo, que ocupa área de 90 m², é um espaço especialmente criado para receber shows, apresentações educativas e exposições. Já a Torre, com 21m de altura e 180 m², permite uma visualização panorâmica de todo o parque.

Os dois equipamentos, interligados por uma passarela, ficam em frente aos dois grandes lagos do parque, que foram totalmente reformados, assim como a biblioteca e os sanitários, ampliados e modernizados.

O Jardim Botânico, que no ano passado completou 20 anos, também ganhou sua primeira academia de ginástica ao ar livre, dedicada à terceira idade, assim como um novo e moderno playground para crianças, que inclui um equipamento para portadores de deficiência.

O parque também recebeu nova sinalização e paisagismo. Com 90 mil m² (cerca de 10 campos de futebol), ele só perde em tamanho para o jardim da praia, sendo quase quatro vezes maior do que o Orquidário.

SAIBA MAIS
Com 18 coleções botânicas, somando mais de 300 espécies da flora nacional e internacional, o parque conta com exemplares da Amazônia, Mata Atlântica (70 variedades) e Restinga, tais como pupunha, açaí, seringueira, jenipapo e cajá-manga.

Na coleção de palmeiras, uma das mais importantes do País, há 65 espécies, entre elas a Imperial, usada na arborização da Avenida Ana Costa. Há, ainda, espécies sob risco de extinção, como pau-brasil, cedro e mogno.

Graças a essa enorme diversidade, o parque integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos, ligada à Botanic Gardens Conservation International, composto por 500 jardins botânicos em 112 países.

O Jardim Botânico nasceu ao lado da Santa Casa, onde funcionou por 48 anos como Horto Municipal, de 1925 até 1973, quando foi transferido para o Bom Retiro, transformando-se em Jardim Botânico em 1994.

b_250_120_16777215_00_images_300x214xjardim-botanico-de-santos.jpg.pagespeed.ic.PVzqXfapYz.jpg