Sábado, 20 Janeiro 2018

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Estamos publicando incansávelmente a falta de respeito da @sabesp. A anos isso virou um câncer que nunca dão jeito. Vive com buraco aberto e muitas vezes com lixos. Local fica de esquina com a Av. Hugo Maia, no Jardim Castelo.

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eremos uma avenida que começará no final da Jovino de Melo e terminará na Vila dos Pescadores.
Financiamento garante contrapartida das obras na entrada da Cidade

Os recursos necessários para a execução das obras a cargo do Município na entrada da Cidade, que integram conjunto de intervenções planejadas para eliminar os congestionamentos nas áreas urbana, rodoviária e de acesso ao Porto, estão garantidos. A Administração vai obter financiamento da Caixa Econômica Federal de R$ 21,5 milhões, correspondentes à contrapartida municipal do financiamento de R$ 290 milhões, obtidos do governo federal por meio do PAC 2 Mobilidade Médias Cidades – Programa Pró-Transporte.

O projeto de lei do Executivo para autorizar a operação financeira foi aprovado pela Câmara no último dia 16, sancionada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa com a lei n° 3.324, publicada no Diário Oficial desta segunda (19). “Essa operação de crédito visa equacionar os desembolsos necessários da Prefeitura, relativas à contrapartida, possibilitando que as obras ocorram com maior conforto financeiro, projetando o pagamento quando o contrato entrar em fase de amortização, isto é, após a conclusão das obras”, explica o diretor do Escritório de Gestão de Projetos, Maurício Franco.

INÍCIO

As obras da Prefeitura na entrada da Cidade tiveram início em maio deste ano, com o começo da construção de 18 km de corredores de ônibus e outras melhorias na Zona Noroeste, etapa com investimento de R$ 34,5 milhões e prazo de execução em 24 meses. A segunda etapa deverá ser licitada em 2017 e prevê a pavimentação e melhorias em trecho da Avenida Nossa Senhora de Fátima e nas ruas Júlia Ferreira de Carvalho e Zelnor Paiva Magalhães, a nova rotatória Sul da ponte sobre o rio São Jorge, uma via Beira Rio e sua ligação até o canal da Avenida Jovino de Melo.

Em uma terceira fase, será realizada a construção do viaduto sobre a Via Anchieta/Avenida Martins Fontes e as galerias nas avenidas Martins Fontes e na Nossa Senhora de Fátima, para melhor escoamento das águas.

TRIPARTITE
Para solucionar em definitivo o gargalo logístico, também são necessárias obras sob responsabilidade dos governos estadual (nos acessos rodoviários) e federal (acessos ao Porto), totalizando o investimento de R$ 700 milhões, conforme convênio formalizado em 2013 entre as três esferas de governo (Município, Estado e União).

Os projetos do Estado envolvem a Dersa (elaboradora dos projetos) e a Ecovias (concessionária que opera o Sistema Anchieta-Imigrantes), e estão em fase de desenvolvimento, com apoio de representantes da Prefeitura.

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Representantes de nove empresas de engenharia de várias partes do País entregaram sexta (7) pela manhã ao Departamento de Licitações e Suprimentos (Delis), da Prefeitura, os envelopes de habilitação com a documentação jurídica, técnica e fiscal e a proposta para a concorrência de menor preço da remoção de 80 mil m³ (cerca de 120 mil toneladas) de sedimentos retirados do Rio São Jorge, na Zona Noroeste. A medida é complementar ao trabalho de dragagem concluído no início de setembro pelo programa Santos Novos Tempos, além de necessária para a construção da futura Avenida Beiro Rio, prevista na segunda etapa de obras da entrada da Cidade.
 
Agora, os documentos serão avaliados pela Comissão Permanente de Licitações I (Comlic I) e equipe técnica da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) Santos Novos Tempos. A previsão é que a abertura do segundo envelope (proposta financeira) seja realizada em novembro, com a conclusão total da licitação até o final deste ano.
 
O serviço tem valor máximo de aproximadamente R$ 18 milhões e prevê a carga, descarga, transporte e destinação até os aterros sanitários licenciados para o recebimento deste tipo de resíduo, atendendo a parecer técnico da Cetesb e às normas ambientais do Banco Mundial, que custeou o projeto. O prazo de execução é de até um ano.
 
COADORES
 
Ao todo, mais de 203 mil m³ foram dragados durante dois anos e meio de serviços da empresa Submar (vencedora de licitação). O material retirado do rio foi acondicionado em terreno à Rua Júlia Ferreira de Carvalho (Chico de Paula) dentro de 41 sacos geossintéticos, que funcionam como coadores, permitindo a vasão do líquido e retendo a parte sólida, o que resultou nos 80 mil m³ de resíduos.
 
“A água captada após o processo de desidratação dos sedimentos foi tratada e retornou mais limpa ao rio”, explica a engenheira Ligia Dutra, coordenadora técnica ambiental da UGP Santos Novos Tempos.
 
Serviços já beneficiam cinco bairros da Zona Noroeste (retranca)
 
A dragagem, que integra as intervenções da segunda etapa da macrodrenagem da Zona Noroeste, foi realizada para o melhor escoamento das águas das chuvas em maré baixa. Já foram beneficiados os bairros Chico de Paula e parte dos bairros Saboó, Caneleira, Santa Maria e Bom Retiro.
 
O serviço aumentou a profundidade do Rio São Jorge, que em alguns trechos era de 40 cm, para os atuais 3 metros em seus 3.120 metros de extensão, em largura de 10 ou 20 metros no trecho entre a foz do canal da Rua Roberto Molina Cintra (divisa do Bom Retiro e Santa Maria) até a confluência dos rios dos Bugres com o Casqueiro em Santos.
 
Empresas participantes
 
Boa Hora Central de Tratamento de Resíduos Ltda.
 
Comercial e Construtora Fenix Ltda.
 
DP Barros Pavimentação e Construção Ltda.
 
Engep Ambiental Ltda.
 
Lara Central de Tratamento de Resíduos Ltda.
 
Metropolitana de Engenharia & Comércio Eireli
 
Submar Serviços Subaquáticos Ltda.
 
Terracom Construções Ltda.
 
WVG Construções e Infraestrutura Ltda.
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A Ouvidoria Pública retoma hoje a visita à escola Padre Leonardo Nunes, no Castelo, como parte do projeto Ouvidoria na Escola. As inspeções seguirão pelas unidades Maria de Lourdes Borges Bernal e Yara Nascimento Santini, localizadas no mesmo bairro. A ação tem como objetivo registrar as necessidades de serviços das unidades relacionados a zeladoria e manutenção para posterior inclusão na programação de obras e serviços da Prefeitura.

Ontem, a Ouvidoria também esteve na escola Professor José de Sá Porto (Areia Branca). As solicitações da direção e de funcionários foram registradas e as ocorrências fotografadas para serem incluídas no relatório a ser entregue para a Secretaria de Educação (Seduc).

Até o momento, quatro escolas foram visitadas. A previsão da Ouvidoria é de que o trabalho esteja concluído até dia 20, para que os serviços sejam iniciados a partir de janeiro, incluindo as áreas de elétrica, hidráulica e pintura, além de substituição de peças e reparos de mobiliário. A Seduc mantém o programa Escola Nota 10, que tem a finalidade de fazer pequenas manutenções nos prédios escolares.

Retranca: Jovem Ouvidor começa no próximo ano

Ouvidoria na Escola está integrada ao projeto Jovem Ouvidor, que foi lançado em novembro e terá participação de alunos das classes de 6º a 9º ano. A partir de 2017, um aluno será eleito por votação na unidade onde estuda para representar o órgão de atendimento ao cidadão durante um ano. O eleito de cada unidade será responsável por escutar os demais colegas e levar as manifestações à Ouvidoria. 

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 Moradora Michele Lobato, da Av. Jovino de Melo, Santa Maria, reclama em não poder entrar com seu veiculo em sua casa devido a reforma da sua rua bem em frente a sua casa. A Prefeitura vem reformando a Avenida dos dois lados para ciclovia. A moradora já não tem mais paciência por esperar por tanto tempo.
A Prefeitura por sua vez, diz estar terminando a reforma e muito brevemente irá estar liberada. É necessário um pouco de paciência para melhorar a Avenida Jovino de Melo.
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